Testemunhos
Ana Braga
P: Identificação + profissão actual: Quem é? O que faz?
R: O meu nome é Ana Braga e vivo em Paris. Sou artista plástica e docente (ensino preparatório e licenciatura). Paralelamente, giro o Atelier W desde 2017 (em Pantin, nos subúrbios de Paris), um espaço de produção, discussão e difusão de arte contemporânea, com uma programação (exposições, conferências, ciclos de cinema, performances...) mensal, sendo ainda membro do colectivo de artistas W.
P: Qual o ciclo de estudos que realizou na FBAUP?
R: Entrei na FBAUP na secção de Pintura em 2005-2006, antes da reformulação dos cursos pelo Processo de Bolonha. No ano seguinte, repeti o primeiro ano de Artes Plásticas para escolher no ano seguinte o ramo de Multimédia.
P: Como foi o seu percurso na FBAUP?
R: O meu percurso na FBAUP forneceu-me uma base sólida e diversificada, tanto no campo da criação e expressão plástica como na história da Arte e investigação teórica. O ramo de Multimédia, mais especificamente, era entendido como um campo que não é restrito a uma especialização ou técnicas em particular, e que se adequa ao percurso do aluno. Lembro-me das minhas várias tentativas (por vezes um pouco fracassadas) em escultura e tantas outras em desenho. Sempre senti que tive espaço para experimentar, para errar... e estes são valores ainda hoje importantes para mim e inerentes na minha prática artística e na minha abordagem ao ensino das artes. É por vezes no erro, numa experiência que não tinhas calculado que encontras as respostas.
P: Que impacto teve a formação adquirida na FBAUP no seu percurso profissional?
R: O meu percurso na FBAUP deu-me acesso a uma experiência de erasmus na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Paris. Não posso negligenciar que esta foi a ponte para a continuidade do meu percurso de formação, as minhas primeiras experiências de estágio e profissionais em França. Mas voltando um pouco atrás, a noção de transversalidade foi um dos elementos essenciais na minha formação, onde a coerência na abordagem artística nunca se encontrou num estilo, mas sim num pensamento elaborado a partir de uma metodologia. Metodologia esta fornecida por meios e métodos aos estudantes para os acompanharem rumo à autonomia.